" As coisas que não existem são mais bonitas "

quinta-feira, agosto 25, 2005

De como música é melhor que um beijo...

Ontem, depois das desventuras na fisioterapia (conto depois), eu cheguei em casa e em 7 minutos (top chrono!) eu me vesti, me pentei, me maquillei, e enfim, tutti quanti, pra ir ao teatro ver e principalmente ouvir um Concerto do BankBoston temporada 2005.
Quem ia tocar?

Joshua Bell no violino e Frederic Chiu no piano.

Foi ... ahm... dos deuses... melhor que isso! Foi quase transcendente. Só não foi melhor que o Rachmaninov que eu ouvi em PoA pelas mãos de um russo. Mas é que exitem diferenças de tom, sabe? É dificil de explicar, ainda mais porque eu sou uma pessoa que sente a musica de um modo muito particular, talvez pelo fato de ser bailarina.
Vejam bem, o Rachmaninov é russo, compos na segunda metade do seculo 19, então ele tem aquele sentimente absurdo que eu sinto nos povos do leste. É uma visão da vida, ou de como ela devia ser, é uma imensidão, é convulsivo como a beleza deve ser. Enfim, é realmente algo muito marcante e muito forte. Naquele concerto eu chorei.

Já o de ontem, foi um allegro puro.
Vamos começar que esse Joshua Bell é o violinista mais "cute ever". Nossa! Ele é lindo, e tem uma cara de adolescente. Ele é meio performatico. Quando começou a tocar um Beethoven já estava animado... No solo abstrato de violino que ele tocou sozinho (Ysaye) ele quase pulava! (eu acho que ele pulou mesmo, porque deu pra ouvir o pé dele batendo no chão). Mais do que isso, se ele se animava e pulava, a plateia toda estava nas nuvens (eu por exemplo ainda não desci de volta a terra).
Não há palavras que descrevam o Saint - Saens deles. Meu deus! Quanta música! Todos os sentimentos do mundo ali! Num violino e num piano, numa sala acustica, eu boquiaberta. O Saint- Saens foi realmente uma coisa de outro mundo. Fodissimo! E no Allegro quando o pianista chinês começou a balançar a cabeça? Delirio interno! Achei demais, o cara estav realmente com a musica! fabuloso! E o final foi apoteotico! Os dois sincronizadissimos! foda foda e mais foda! Quando eles terminaram o teatro pulou com BRAVOS!!!! Eu estava chocada! Foi LINDO, lindo lindo lindo!!

A segunda parte do Concerto, eles me presentearam com dois Tchaikovsky absolutamente Tchaikovsky. Alias, pela primeira vez reparei que ele adora acabar as musicas de violino com um agudo no final... iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii final!
Tão russo! Ah! eu amo!

Eles também tocaram musicas de um compositor que eu não conhecia, Keisler ou acho, ou um nome parecido, musicas lindas, daquelas bem corpulentas, uma delas parecia um Strauss disse a minha mãe. Eu achei lindo.
E no final um Introdução a Tarantela de Pablo de Sarasate muito animada! O bicho!

Eu sai tão alegre, tão contente e satisfeita desse concerto ontem, que nada pode estragar meu humor. Não tem como negar que eu adoro mesmo musica classica! Ainda mais bem executada! Foi tão bom quanto um bom beijo... talvez até melhor. Talvez eu seja doida, provavelmente sou mesmo. Mais je ne peux pas me passer! Não posso viver sem!

BRAVO!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

quero ver a cara desse Joshua Bell... gatinho é?? lol
é temos mesmo... o problema é o tempo! tenho tanta coisa pra te contar!

Johnny disse...

"De como música é melhor que um beijo..."?????

Como assim????