" As coisas que não existem são mais bonitas "

sexta-feira, outubro 28, 2005

De como religião e dinheiro andam de mãos dadas...

Todo mundo tem cenas bizarras da vida real. Hoje tive uma delas.

Fui depositar um dinheiro na minha conta. No final, a moça do caixa me devolveu o dinheiro (depois de me dar o comprovante do deposito) junto com meu cartão. Olhei praquilo com cara de assombro
- Ué? Não era um deposito?
- Ai desculpa! Ainda bem que você falou!
- (suspiro) Pra quê que eu fui falar! (risos) Pra que que sou honesta!

Nisso uma moça que estava ali do lado virou pra mim rindo e disse:
- Pra ganhar a salvação.

Entenderam? Nem eu...

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é a religião que anda de mão dada com o dinheiro, e sim, que quando uma religião se concretiza em matéria, espaço, trabalhos, necessita de elementos que custam dinheiro.
Bom, vejamos uma lista: incensos, velas, flores, jarro, pequeno altar, etc, manutenção disso, imagens, ícones... e ninguém está comprando salvação por ajudar ou pagar alguma coisa para uma instituição ou ato religioso. É como dar um presente; vc não compra a amizade nem o amor, e sim, que demonstra o que sente. maior o presente ou a homenagem, maior a emoção de quem dá, certo?
Assim, as pessoas confundem as coisas. É simples! Por que hiper valorizar o valor do dinheiro e não considerar que ele também pode circular pelo meio religioso. Quem é apegado ao dinheiro é quem pensa que a religião não deve se servir dele.
O contato em si, prescinde dele, é claro! Se vou entrar em contato com a Natureza, Deus, Deusa, divindades, anjos, etc, não preciso de nada, apenas do meu coração aberto e receptivo e uma mente silenciosa, mas... dispersamos, e isso é fato. Então se tenho um altar, uma imagem, acendo um incenso, e coisas mais, fica mais fácil concentrar. É, mais ou menos, como ter a foto da pessoa amada quando ela está longe. É mais legal olhar pra ela (muito embora se o amor é forte e verdadeiro, a foto pouco acrescenta).
Bom, vc tem uma cabeça legal. Achei isso quando li por acaso seu blog. Na verdade, buscava informação sobre ritmos barrocos para meus alunos. O que me chamou atenção, foi saber que alguém ainda confessa a angústia, revela o vazio, a preguiça e o desãnimo... isso é a existência! E a frase: caminante no hay camino, hace camino ao caminar, tão antiga e tão familiar (pra mim, bastante), estava no fim do seu relato mais recente> C´est pour ça!
Rolando o mouse, vi mais essa e... surpreendi-me com o preconceito e o ranso numa mente tão nova; valores antigos, minha cara! Não deveríamos nem tomar o ar de graça, sem ao menos sermos reverentes a quem nos dá isso!
Bom, são apenas comentários.
"Non nobis Domine non nobis sed nomini Tuo ad gloriam"

Marcelo disse...

Ser honesto nada tem haver com o fato de buscar a salvação, um ateu pode ser honesto sem temer o ódio divino.

Monsueto Araujo de Castro disse...

ENGANAR AS PESSOAS EM NOME DE JESUS:É com tristeza que vejo muitos pregadores desonestos, enganando as pessoas em nome de JESUS. É muita gente safada, visando apenas dinheiro, mais dinheiro, falando o nome de JESUS. Você para alcançar ou ser atendido por DEUS, não precisa pagar ou dar dinheiro pra ninguem, é só fazer o pedido com fé. Agradeça quando for atendido. Podendo, ajude sim.É importante participar e ajudar as pessoas. Existem muitas instituíções religiosas sérias, procure obter informações,antes de se tornar membro de alguma delas.

DIRETOR disse...

o negocio agora é trocar de carro, quitar divida, comprar casa, sem financiar claro !!!!!!...rs.é so cpegar o carnezim da igreja ou uma toalhinha e seus problemas acabaram............deve ser igreja das organizações tabajara !!!!!